NCST participa da 314ª Reunião Ordinária do CNS

Conselho Nacional de Saúde acata sugestão do representante da NCST, Aníbal Machado, e discutiu, mais uma vez, o “crime de Brumadinho”. Reunião contou com a presença de autoridades para cobrar respostas diante do ocorrido.

 

A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST participou, entre dias 13 e 15/02, da 314ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília-DF. Por sugestão do representante da NCST, Aníbal Machado, os conselheiros discutiram, mais uma vez, o “crime de Brumadinho”. Reunião contou com a presença de autoridades para cobrar respostas diante do ocorrido. 
 

Atividades

 
No primeiro os integrantes do CNS debateram a Medida Provisória nº 870/2019, que estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios; discutiram sobre a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep); o combate à hanseníase; apreciaram e analisaram processos de cursos de graduação na área da saúde elaborados pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho; ampliaram o debate em torno do Subsistema de Saúde Indígena.

No segundo dia os conselheiros intensificaram discussões em torno do crime de Brumadinho na presença de representantes do Ministério da Saúde, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outras instituições, com objetivo dar celeridade às ações para que as vítimas possam ser ressarcidas, o meio ambiente zelado e os responsáveis punidos.

A Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) entrou na pauta com foco na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ao final, a 314ª Reunião Ordinária do CNS debateu sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *