A importância da manutenção do Estado democrático de direito
Se não bastassem todas as ameaças aos direitos trabalhistas, sociais e econômicos, direitos esses obtidos ao longo de décadas de dedicação e empenho da classe trabalhadora, o cenário político atual, com seus discursos de ódio e destituição da democracia, nos empurra para o retrocesso, com ameaças constantes ao direito de ir e vir, liberdade de expressão e de imprensa e acesso à informação. Paira sobre todos nós, o fantasma da ditadura, como única e importante alternativa para a solução da crise econômica e moral as quais estamos passando.
E diante de tudo isso, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça de Guarulhos e Região reitera o seu apoio incondicional à importância da manutenção do Estado democrático de direito.
Nós, como entidade participativa e protagonista na construção e obtenção de relevantes conquistas sociais e com décadas de história, nos colocamos à disposição de toda a sociedade nesse processo de democratização do País, com indicações e propostas, mais diálogo, de forma colaborativa e com participação popular e importantes contribuições.
Neste sentido, não podemos e nem iremos admitir que a incompetência dê lugar ao absolutismo e a ditadura. Em nosso mundo atual, já não há mais espaço para nada que contrarie o bom-senso e o respeito a todas as pessoas. Unidos, temos que lutar com sabedoria pela manutenção e em defesa da democracia.
Respeitar a história é ter a certeza que aprendemos com os acertos e não estamos mais dispostos a repetir os erros. Erros esses que, diga-se de passagem, contraria tudo o que foi conquistado na relação Capital X Trabalho e no âmbito social e econômico nos últimos 30 anos.
Trabalhemos incansavelmente para que os nossos direitos sejam preservados e respeitados.