NCST participa da 311ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde
A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST participou, entre os dias 7 e 8 de novembro, da 311ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília-DF. Representada pelo Coordenador Adjunto da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalho (CIST), Aníbal Machado, a entidade colaborou com as discussões que perseguiram os seguintes objetivos:
1º – Socializar os informes e apreciar as indicações.
2º – Assistir, apreciar e deliberar acerca do tema do radar, no intuito de aprofundar o debate sobre diabetes.
3º Conhecer e deliberar acerca das demandas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.
4º – Conhecer, debater e deliberar sobre o tema equidade e vida.
5º – Assistir à apresentação do Projeto de Articulação e Capacitação do Controle Social.
6º – Apresentar, debater e deliberar sobre a População Negra, como um debate preparatório para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.
7º – Apreciar e deliberar as demandas da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho – CIRHRT.
8º – Apreciar e deliberar sobre as demandas da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento – COFIN.
9º – Deliberar sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena.
10º -Conhecer e deliberar sobre as demandas das Comissões Intersetoriais, Câmaras Técnicas, Grupos de Trabalho e encaminhamentos do Pleno.
Clique AQUI e baixe a íntegra da pauta preliminar da 311ª Reunião Ordinária
“A relevância das discussões em torno da pauta selecionada pela 311ª Reunião Ordinária do CNS traz impactos em temas sensíveis a todo o sistema público de saúde. Em tempos de austeridade e escassez de investimentos no setor, apontar caminhos e estratégias que possam amenizar o desalento de quem depende do Estado para ter suas necessidades de saúde atendidas, tem sido uma missão ao mesmo tempo honrosa e desafiadora. Conhecemos o peso de nossas responsabilidades, sobretudo na criação de alternativas criativas e eficazes com objetivo de suplantar o descaso do poder público que, lamentavelmente, insiste na manutenção de um inviável teto de gastos para a Saúde, resultante da equivocadíssima Emenda Constitucional 95”, alertou o representante da NCST, Aníbal Machado.
Eleição CNS
Aníbal destaca a relevância do Processo Eleitoral do Conselho Nacional de Saúde 2018/2021. Para o representante da NCST, a eleição a ser realizada na próxima terça-feira (13) é imprescindível na direção de ampliar a representatividade e fortalecer o protagonismo do Controle Social no Sistema Único de Saúde – SUS.