Sindicato é importante na conquista de bons salários
É comum a grande imprensa noticiar que os sindicatos não têm importância, que trabalhador pode viver sem o amparo sindical nas mesas de negociações. Exemplo disto é o menor salário da nossa categoria, fixado em R$ 1.388,20. Já a CLT só garante o pagamento do salário mínimo, atualmente fixado em R$ 954,00. O menor salário que o Sindicato conquista em negociações é maior do que o valor fixado na CLT.
A PLR não é fixada na CLT, mas o Sindicato garante este direito ao trabalhador. O adicional noturno pela CLT varia de 50% a 100%, já nas mesas de negociações, o sindicato conquistou percentual variando de 80% a 100%. Cesta ou tíquete não é assegurado na CLT. Já o Sindicato conquistou valores que é possível o trabalhador contribuir na boa alimentação dele e sua família.
Indenização por invalidez não é prevista na CLT. Já o Sindicato conquistou valores que variam de 2 a 5 salários nominais. Indenização por aposentadoria não existe na CLT. O Sindicato conquistou 1 salário nominal para cada 5 anos trabalhado. Assistência médica não é garantida pela CLT. O Sindicato foi vitorioso ao assegurar ao trabalhador e seus familiares assistência médica para ele e seus familiares.
Reembolso creche é outra conquista dos trabalhadores por meio do Sindicato, se tornando um benefício obrigatório na categoria. Pela CLT, este direito não é previsto. Auxílio funeral não é garantido na CLT. Pelo Sindicato o trabalhador da categoria tem até 3 salários nominais neste momento tão difícil para qualquer família.
Pela CLT, o trabalhador precisa levar a comida de casa. O Sindicato conquistou o direito de o trabalhador obter refeição fornecida pela empresa ou vale refeição. Estes detalhes mostram a importância do Sindicato ao lado do trabalhador, garantindo direitos que não são assegurados na CLT.
Por Troad Assessoria